quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

As responsabilidades
relativas ao Ilegal, Imoral ou Impopular.

Aplicar-se-á a visão de Fernando Pessoa a todos os Portugueses... ou apenas às "cliques" que dominam o rectângulo a partir de Lisboa ou a partir das capitais de "Província"?
 
 
Mas serão necessárias figuras que suportem responsabilidades associadas a actos "negativos"? Normalmente é dificil descansar enquanto não se encontra o causador de uma qualquer "dor". Essa causa é bom que seja extinta antes que volte a agir. Se não for encontrada, o receio do seu regresso permanece.
Acontece que normalmente o causador dessa dor não se quer expor. Mas deseja o retorno da paz.
Para essa circunstância foi criada a "instituição" de " "Bode Espiatório". Este "mártir"  encarrega-se de libertar os que se apresentaram como "salvadores", mas cuja acção resultou em catástrofe. O "Bode" liberta essas criaturas do peso de "condenada" consciência - partindo do palco da acção a caminho do deserto, carregando com as culpas e morrendo por lá com elas todas. Presta assim este "caprino" um serviço de limpeza de culpas ... e quiçá de consciências.
Esses "Bodes" tanto podem ser pessoas como instituições ... inclusivamente Partidos Politicos. 
Bodes destes são como os pneus de socorro: é sempre bom ter um à mão. Ao não atribuir um nome e uma cara ao causador de uma intensa ou duradoura dor, a insegurança permanece. Se se deixar a coisa associada apenas ao cliché de erro de gestão, falta de provas, prescrição derivada de especial complexidade, está-se perante encerramento precário ou não definitivo do assunto; alguém continuará a procurar o causador. Se se convencer os afectados de que a culpa foi do "caprino", o sossego pode voltar. E podem ficar sossegados porque quando o "Bode" é enviado para o meio do deserto, carrega as causas das "dores" e nunca mais de lá volta.

Sem comentários: