segunda-feira, 9 de junho de 2014

China - O Dragão modelo ... ou a Torre de Babel?


Tem sido muito limitada a imagem que os media tem passado no ocidente acerca da evolução social, económica e politica de China das últimas décadas. A população nota-a mais pela disseminação das "lojas dos chineses" que pouco ou nada representam daquilo que este país realmente é.
Basta relembrar que foi na China que se realizaram algumas das maiores obras e infra-estruturas mundiais das últimas décadas, entre centrais hidroeléctricas, ferrovias, centrais nucleares, infra-estruturas portuárias e rodoviárias e obras de urbanização maciça.

Para se ter uma ideia aproximada da escala dessa transformação, basta dar uma vista de olhos à produção mundial de cimento que o gráfico a seguir apresenta (2012):


 
A China da última década nada tem a ver com a China da última guerra civil. Não é razoável imaginar que a evolução dos últimos anos decorreu num ambiente de isolamento e autónomo do ocidente mas, mesmo assim, está demasiado grande e poderosa para poder ser considerado um satélite de poderes e interesses ocidentais. Para nós, comuns europeus, a China poderá ainda ser aquele pais longínquo de comedores de arroz mas, para as potencias e poderes mundiais, poderá ser já muito mais importante do que a Europa.

 
 Não, não é Paris! É Tianducheng, na China (Zhejiang).

 

Sem comentários: