segunda-feira, 16 de julho de 2018

Pau Ferro - na "Ilha Caprária", a nascente da "Ilha Brazilis" (Açores).
Pelo menos eram assim identificadas (no Jardim António Borges) as espécies cujas sementes deram origem a estas árvores e flores. Possivelmente uma "Caesalpinia leiostachya" ou uma "Caesalpinia ferrea". Já lhe vimos chamar outros nomes, entre os quais de "Ébano Brasileiro”.
De sementes passaram a arvores e de árvores juvenis passaram a adultas. Este ano, pela primeira vez deram flores. São lindíssimas... mas o seu aparecimento significa que passou uma "resma" de anos entre a recolha das sementes, a passagem por viveiro privado, a plantação, o crescimento e a maturação. Oxalá daqui a duzentos anos ainda estejam a produzir flores e frutos e se lembrem de quem as criou.
Entretanto outros exotismos se vão semeando e plantando,  para que estes não sintam que são os únicos a espalhar beleza pela face da Terra.




 Ao fundo - Dragoeiro da mesma idade do exemplar de Pau Ferro florido. E a acompanhar, uma dúzia de palmeiras a que chamam de "Foxtail" (e outras), semeadas no mesmo ano. E, ainda, como pano de fundo desta imagem, e de toda a Ilha "Caprária", o "Pittosporum undulatum".





Sem comentários: