terça-feira, 18 de junho de 2019

ACHADA GRANDE - NORDESTE - AÇORES
SOPAS DO ESPIRITO SANTO - 15.06.2019

Só as descobrimos no passado ano. Com grande afluência de forasteiros, já acontecem à uma década.
O espírito comunitário na sua montagem e suporte é digno de especial louvor. Aqui louva-se o "Senhor Divino Espírito Santo" e envolvem-se, em espírito fraternal, todos os locais e forasteiros na partilha daquilo que de melhor se tem. 
  




É possível que a ideia do "3º Império", anunciado na origem deste culto, não esteja no consciente dos organizadores nem da maioria dos participantes, mas a partilha feita dos recursos locais toca a sensibilidade de qualquer um.

Este ano a chuva não ajudou. Desencorajou muitos a ir e os que foram tinham de procurar abrigo para que o copo de vinho não se enchesse de forma natural. 

 

As sopas por aqui são inéditas em Festas destas. Uma divinal sopa "de Pedra" e um farto cozido, com carne de vaca e galinha, chouriço, inhame, batata e muito mais. Sem esquecer o arroz-doce e a massa sovada - e animação musical no fim para ajudar a digestão.

 
















Não é demais repetir o louvor ao Senhor Divino Espírito Santo e aos Organizadores desta celebração. Numa freguesia de 400 pessoas só um fortíssimo espírito comunitário permite uma realização destas.


 

Sem comentários: