Num mundo quase completamente dominado pelo dinheiro o que nos ensina o Mestre?
Jesus ficou tão transtornado com a visão dos cambistas no templo que entrou e começou a virar-lhes as mesas e a expulsá-los com um chicote, sendo esta a única vez durante todo o seu ministério que temos notícia de Ele ter usado a força.
O que teria levado o grande pacifista a tornar-se tão agressivo?
Durante muito tempo foi pedido aos judeus que pagassem o imposto do templo com uma moeda especial chamada “shekelshekel”. Era uma moeda que pesava meia onça de prata, sem imagem gravada do imperador pagão. Esta era para eles a única moeda aceitável por Deus.
Mas, porque havia somente um número limitado destas moedas em circulação, os cambistas estavam num mercado de compradores e, tal como aconteceria com qualquer outro bem escasso, eles puderam aumentar o preço até ao máximo suportável pelo mercado.
Os cambistas fizeram enormes lucros com o seu monopólio destas moedas e transformaram este acto de devoção (do pagamento do imposto do templo) num escárnio lucrativo. Jesus viu isto como um roubo ao povo e proclamou toda aquela cena como “um covil de ladrões”.*
Uma vez aceite o dinheiro como forma de compra e venda, aqueles que produzem, emprestam e manipulam esse dinheiro em grande quantidade ficam obviamente numa posição muito forte. Eles são os “Trocadores de Dinheiro” (cambistas).
*Mt 21:13, Mr 11:17, Lu 19:46
The History of Money – part 1
No sítio da organização não-lucrativa XAT
(tradução livre do capítulo JESUS FLIPS (many coins) 33 A.D.)