sábado, 10 de agosto de 2013

Praia das Milícias (S. Miguel Island - Azores – Portugal)




Praia das Milícias  08/2013
(Milícias Beach)
S. Miguel Island - Azores – Portugal


Na Freguesia de S. Roque (ou Rosto do Cão), a escassos 4 quilómetros de Ponta Delgada, encontra-se esta lindíssima praia incrustada no meio urbano local.
Dotada da maioria das convenientes e modernas infra-estruturas; possuidora de excelentes arranjos paisagísticos e limpa de forma exemplar, constitui um local excelente para quem procura sol numa praia pública, com limitada procura e com água limpa a 22 graus (Verão).

Não possui à sua volta a frequente e moderna (pesada e incaracterística) cortina de alojamentos e equipamentos turísticos mas, talvez por isso, mantêm um charme especial e uma ligação àquilo que sempre foi: um local de lazer urbano costeiro tipicamente Açoriano.












 A silhueta costeira de S. Roque, apesar de ainda manter formas, cores e organização, já se encontra pontuada por modernas intervenções urbanísticas. Felizmente que na sua maioria foram de bom gosto, não invasivas nem geradoras de “cortinas/barreiras” junto das orla costeira, como aconteceu noutros locais de Ponta Delgada. Por aqui a inserção da via costeira não só protegeu a costa como deu novos usos e dignidade a locais que, tradicionalmente, tendiam para alguma “pobreza” de tratamento.

 




A Toponímia – “Praia das Milícias” tem origem facilmente descortinável nos sinais do passado que, teimosamente, vão resistindo à avalanche das alterações modernas.
Restos de “muralhas” defensivas e baterias de artilharia ainda marcam presença desde tempos de desembarque de pirataria nas praias e baias da Ilha. Pena é o seu estado de degradação e desatenção por parte de quem tem tutela sobre estes assuntos mas de quem se espera, ainda, oportuna correcção.





Independentemente de se encontrar ou não nos catálogos ou roteiros do “Surf” Europeu, a verdade é que as condições aqui são as que estão à vista nas fotos que se seguem: não como local para grandes competições ou aventures mas sim para segura e espectacular diversão.

 
















Do lado poente, junto do Igreja de S. Roque, um pequeno e pitoresco areal local, com acesso directo pela nova avenida e seguro para nadadores menos “experientes”.














Do lado nascente, mas próxima da Lagoa, fica outra praia, no Populo, fica outra praia que, embora pequena, beneficia das mesmas amenidades que a das Milícias.
Estas duas, ligadas entre si por via marginal, estão equipadas de bares e restaurante e garantem a possível segurança através da presença diária de “nadadores-salvadores”.
Por aqui a evolvente é dotada de algum exotismo, com a presença de Araucárias centenárias “Araucaria heterophylla” possivelmente plantadas em antigas propriedades de veraneio na "Atalhada".









Entre uma paisagem costeira suburbana e a agressividade das formas vulcânicas corroídas por milénios de agitação marítima, a variedade morfológica do local é mais do que suficiente para imprimir uma marca inapagável em qualquer pessoa que por aqui passe com propósito lúdico ou com espírito de observação da natureza.









Sem comentários: