sexta-feira, 22 de junho de 2018

FURNAS - ATLANTIC HOTEL - O antecessor do TERRA NOSTRA.

A narrativa sobre a construção deste hotel e sobre o seu promotor e projectista esteve durante algum tempo pela internet mas rápidamente desapareceu.
Voltou, pouco depois, a versão actual, a do Hotel Terra Nostra. Nesta "segunda dinastia"o hotel já passara a pertencer a sociedade dominada por membro da família Bensaude, constando como sócios originais Agnelo Casimiro, Augusto Arruda, Francisco Faria e Maia, Francisco Medeiros e Vasco Bensaude. E foi esta nova sociedade que alegadamente encarregou o Engº António Manuel Vasconcelos (1907-1960) de projectar a reformulação do Hotel (1935) que passou a exibir silhueta e decoração ao gosto Art Déco então no seu apogeu. O novo Casino foi promovido pela mesma sociedade e concebido pelo mesmo projectista em 1937/8.


Ficam aqui algumas imagens dessa época (anteriores e posteriores a 1935). A 2ª foto não sabemos a que fase se reporta mas, provavelmente, é a da transformação do ATLANTIC HOTEL em TERRA NOSTRA (1935/6).

Partindo da grafia anglófona da denominação original não será descabido expecular terem sido interesses estrangeiros (Americanos) a tomarem a iniciativa de construção do primeiro hotel, durante ou após a presença da Base Naval Americana em Ponta Delgada (1918). Quer este "Atlantic Hotel", quer o edificio onde esteve instalado o Consul Americano e o Comando da Base Americana de Ponta Delgada (antigo palacete Hickling e actual Hotel S. Pedro) passaram para o dominío da
Bensaude & C.ª no periodo entre Guerras, durante a última ou logo após o termo desta.
O Jardim deste hotel também fora iniciado por Thomas
Hickling, tendo passado pela posse do Marquês da Praia, cujo partrimónio alegadamente foi administrado durante algum tempo por membro da família Bensaude.

Em baixo: provavelmente as obras de transformação do "Atlantic Hotel" em "Hotel Terra Nostra" (1935).


Sem comentários: