sexta-feira, 17 de abril de 2020

As verdades e a ilusão.

People never lie so much as after a hunt, during a war or before an election.
Otto von Bismark

As pessoas nunca mentem tanto quanto depois de uma caçada, durante uma guerra ou antes de uma eleição.













"O confinamento forçado (destinado a conter a propagação do Coronavirus) está a trazer as nossas economias a tempos semelhantes aos de uma guerra", declarou Mário Centeno, apontando que reunião do Eurogrupo será dedicada às consequências económicas do vírus. 
In: O Observador - de 16 Mar 2020.

Se Bismarck e Centeno têm razão, poderemos estar numa "estação" ou numa "era" de mentiras ... ou de ilusões.










(...) Kuhn ... define misdirection as ‘the direction of attention away from the method [how the trick is done]’, and state that any methods involve attentional capture, in which attention is pulled away by an irrelevant task.
In: Where science and magic meet. Where science and magic meet: the illusion of a ‘science of magic’.

O mundo conduz-se por mentiras; quem quiser despertá-lo ou conduzi-lo terá que mentir-lhe delirantemente, e fá-lo-á com tanto mais êxito quanto mais mentir a si mesmo e se compenetrar da verdade da mentira que criou.
Fernando Pessoa


As Pandemias acontecem e quando acontecem são bem reais. O discurso e a comunicação à volta delas é que pode apontar ou valorizar algo de  ilusório. Há quem defenda que afirmar que tudo voltará ao "como dantes" depois da pandemia é incentivo à ilusão.  O sonho e a ilusão podem ser úteis, desde que em doses não devastadoras ou não letais.

Sem comentários: